Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Partilhe esta Página



 

Rampa do Alemão

Dicas de como economizar água

Dicas de como economizar Energia Elétrica

Guias Piratas  X Guias Profissionais

Dicas de como Economizar gás

 

 Como evitar acidentes nos passeios e viajens

 

 


Pendulo Humano
Pendulo Humano

Pendulo Humano

O PÊNDULO, também conhecido no Brasil como Rope Swing, ou Pêndulo Humano, ou Rope Jump, é uma atividade muito parecida com o BUNGEE JUMP, ou Ioiô Humano, onde o sujeito pula de um guindaste ou uma ponte amarra

do em um elástico, e fica subindo e descendo até parar.
No PÊNDULO a pessoa também pula de uma ponte, ou outra plataforma, amarrada em uma corda não elástica, ou um cabo de aço, e ai fica balançando de um lado para o outro até parar.

em vez de começar a balançar do ponto mais baixo, no Pêndulo a galera começa a balançar do ponto mais alto, passando pelo ponto mais baixo a uma grande velocidade, como mostra a seta amarela na foto ao lado.

No PÊNDULO em pontes, a corda fica amarrada de um lado da ponte, e o sujeito pula do outro lado, como se vê na foto ao lado.
A pessoa cai em queda livre por alguns metros e depois balança por debaixo da ponte em grande velocidade até o outro lado. Aí sobe até quase a altura que saltou e volta fazendo o caminho inverso.
Depois de balançar a pessoa desce pela corda até o chão, utilizando a técnica de rappel.

Mesmo usando uma corda não-elástica, no PÊNDULO a pessoa não sente um "tranco". Isso porque a corda já está esticada desde o começo do jump, e o que vai freiar a pessoa é a força da gravidade quando ela estiver subindo... É muito doido !!!

 

A História do Pendulo Humano

O escalador Dan Osman. Ele foi o inovador que criou o sistema de cabos que batizou de ROPE FREE FLYING, e que aqui no Brasil é conhecido como pêndulo humano, rope swing, rope jump e mais alguns outros nomes.

Dan Osman realizava quedas propositais avaliando o equipamento de escalada que utilizava. Em algumas destas quedas, ele experimentava o efeito PÊNDULO, termo conhecido entre os escaladores, que significa o movimento lateral que acontece quando o escalador cai e nao está alinhado com as ancoragens abaixo dele.

A partir daí, Dan Osman começou a fazer pêndulos cada vez maiores, em pontes e em formações rochosas nos Estados Unidos. Fazia pêndulos de 50, 100, 200 metros...

Algumas pessoas desaprovavam as experiências de Osman, mas outros acompanhavam seu trabalho e estavam ansiosos para experimentar a nova experiência radical.

Até que em 1998 ele resolveu quebrar o recorde, que já era dele, e fazer um jump de 342 METROS na Pedra Inclinada, no parque Yosemite, nos EUA. Ele demorou 4 dias preparando o jump, que foi feito com sucesso em 22 de novembro. Um brother dele também saltou e correu tudo bem. Só que aí ele resolveu dar um pouco mais de corda, e mandar um de 3 6 5 M E T R O S ! Ele mesmo sabia que era muita corda, e que ele podia bater nas árvores, já que ele passaria abaixo da copa das árvores. Pegou o telefone celular, ligou pra um outro brother e mandou o jump. Daí prá frente são só especulações, mas .. a corda arrebentou e ele morreu.