O rafting é a prática de descida em corredeiras em equipe ou sozinho utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Durante o percurso o grupo interage em meio a natureza, encontrando desafios que a mesma proporciona de acordo com o espírito da equipe. O rafting comercial proporciona a experiência de descer o rio para pessoas de qualquer idade e em sua maioria pessoas que nunca tiveram uma experiência anterior, tornando o esporte acessível.
Rafing vem do inglês "raft", que traduzido significa balsa, ou seja, navegando com uma balsa. Os primeiros relatos da pratica do rafting foi em meados de 1869, quando o americano John Wesley Powell organizou uma expedição a bordo de barcos com remo central no Grand Canyon, rio Colorado (EUA). Na década de 80, foi desenvolvido o bote com sistema auto-escoante, isto é, toda água que entra sai
automaticamente, por furos existentes nas laterais do fundo. A dificuldade de um rio é medida por classe de corredeiras. Cada trecho de um rio pode apresentar uma classe. Ao todo existem 6 classes, sendo a I mais fácil e a V a mais difícil. As corredeiras de nível VI são inavegáveis.
O QUE LEVAR PARA A PRÁTICA DAS ATIVIDADES?
* Short confortável ou calça esportiva de tecido bem leve e sintético, de secagem rápida;
* Tênis ou bota de caminhada;
* Roupa extra para troca;
* Toalha e roupa de banho;
* Protetor solar e Repelente;
* Boné ou chapéu;
* Mochila pequena;
* Capa de chuva;